Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bruno Fernandes

Site pessoal

24
Mar18

"As Redes Sociais e a Comunicação Social: as redes moldam os media?"

As Redes Sociais e a Comunicação Social: as redes moldam os media?

trabalho académico
2018
vila real, portugal

O objeto de estudo desta investigação são as redes sociais como fontes de informação. O objetivo foi perceber se, de facto, as redes sociais são usadas como fontes de informação para a escrita de artigos noticiosos e de que forma é que estas estão a moldar a forma como a recolha de informação é realizada.

Esta investigação analisou o um total de 628 partilhas realizadas nas páginas dos OCS (Órgãos de Comunicação Social) portugueses Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Expresso, Público, Sábado, Blitz e Lux e dos OCS estrangeiros BFM TV e Canal 24 Horas na rede social Facebook entre dos dias 25 e 30 de setembro de 2017.

As partilhas foram classificadas de forma temática e se a fonte era ou não uma rede social, para além de outros aspetos como o número de partilhas, reações e comentários.

Percebeu-se que o número de partilhas cujos artigos têm como fonte uma rede social tem um valor residual no manancial de informação que os OCS analisados oferecem, mas não deixa de ser preocupante que os jornalistas recorram apenas e só às redes sociais para escrita de alguns temas.

 

links #bmcfpt

 

< voltar a Trabalho académico